O Candomblé é um rito farto de magia e de superstições, oriundas das crenças dos negros trazidos como escravos para o Brasil. Utiliza toda sorte de elementos essenciais encontrados na natureza, os quais são empregados no culto dos Orixás. Na África ou no Brasil, estes cultos se distinguem um dos outros em razão de sua intenção, como culto ao mar, às praias, às cachoeiras, às pedras, ao raio, às árvores e a muitos outros elementos que formam os fenómenos meteorológicos. A utilização de poções mágicas, ervas, banhos defumadores, é tão antiga quanto a existência da própria humanidade; os caldeus, os fenícios, os medo-persas e, finalmente, os egípcios utilizavam em suas práticas litúrgicas vários elementos da natureza, a fim de despertar nos iniciados a sensibilidade, através das alegorias, da clausura etc. O mesmo acontece com as tribos africanas que vieram para o Brasil, pois fazem uso de beberagens, infusões, pós mágicos, unguentos, raízes, com efeito curativo. É através da constância verificada em minha casa de Santo, na Bahia, que consegui extrair muios dos segredos contidos neste livro, que, cremos, serão de valiosíssima importância para os praticantes de nossa religião, o Candomblé. Se analisarmos à luz da semântica o significado da palavra Ebó, concluiremos que esta palavra em Yoruba quer dizer sacrifício.
Existem vários tipos de Ebós: o Ebó pelos primeiros frutos, Ebó para a paz, Ebó de abertura de caminhos, Ebó para arranjar emprego etc. Estas práticas visam principalmente a restaurar o indivíduo, dando-lhe mais ânimo para enfrentar o combate do dia-a-dia. Os Ebós podem ser para o bem ou para o mal, isto é, podem trazer felicidade ou desgraça para outrem. São pequenos^ ritos de iniciação que servem como introdução à 'Feitura de Santo' ou servem também para a limpeza de corpo do paciente. Todas as Casas de Candomblé possuem estas práticas. O fato <Í3 uma pessoa passar pelo rito de Ebó em uma das Casas não significa que ela seja obrigada a 'Fazer Santo' nessa Casa. Todos os Ebós no Candomblé foram guardados durante muito tempo sob forte sigilo, e sua utilização faz parte do Aríaxé da Casa. A transmissão de ritos secretos só ocorre após criteriosa seleção entre os elementos mais capacitados e de acordo com as ordens do Orixá, visto quf) nem todas as pessoas podem fazer Ebós, devido não só à complexidade da matéria como também por ser muito perigoso para quem não sabe com eles trabalhar.
Por isso, este trabalho levou muito tempo para ser feito, devido, principalmente, à dificuldade de interpretação e explicação. Devemos ter muito cuidado com o uso dos Ebós, assim como das pembas etc. Deveremos pedir sempre a ajuda dos mais velhos, que nos poderão orientar, para que obtenhamos um melhor rendimento. É, para nós, um enorme privilégio escrevermos esta obra para a Editora Eco, 'EBÓS (FEITIÇOS NO CANDOMBLÉ}', totalizando ela para mais de duzentos Ebós, filtros mágicos, pembas, folhas de larga aplicação no CffndcmWé. Esperamos que todos os zeladores de Orixás possam fazer o melhor uso cfas informações que o presente volume lhes dá.
OGA GIMBEREUÁ
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