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Omulú - O Médico dos Pobres

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Omulú - O Médico dos Pobres

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História e origem de Omulu. Casos de Magia-Negra, Baixo Espiritismo, Quimbanda, etc... Leia mais.
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Antes do mais, creio ser justo, oportuno e mesmo indispensável, dizer, nesta apresentação, da enorme responsabilidade que me cabe, justamente pelo fato de me dispor a escrever sobre uma das mais discutidas, e até mesmo injustiçadas entidades da Umbanda, a cujo respeito, a bem da verdade, muitas são as controvérsias.

Omulu costuma ser considerado por muitos um-bandistas, como um dos grandes Orixás da Umbanda, sendo tido e havido por outros como um dos espíritos mais perigosos e traiçoeiros existentes.

Há de fato, entre nós umbandistas, uma corrente que aceita o Senhor dos Cemitérios, ou seja, Omulu, como sendo, talvez, uma das apresentações do Maioral da Quimbanda, por isso que, não só têm dele um grande pavor como.também só o invocam para o mal.

Entre os que aceitam Omulu como um dos grandes Orixás da Umbanda, são contados, pode-se dizer, os que seguem a Umbanda tradicional. Já os que não o aceitam como um dos grandes Orixás da Umbanda, são contados, evidentemente, os que, nas suas práticas unv bandistas, sofrem a influência da liberalidade dos ban-tos que, como se sabe, consideram a Umbanda com as Linhas do Oriente e Africana, entre as sete que ela possui. Quanto a mim, pertenço ao primeiro grupo, isto é, o que aceita Omulu como um dos grandes Orixás umbandistas.

Sou, portanto, partidário da divisão da Umbanda nas Linhas de Oxalá (Linha de Santo), de lemanjá, de Ogum, de Oxossi, Xangô, Oxum e Omulu, esta última conhecida, também, como Linha das Almas.

Desta forma, para mim, é Omulu, antes de mais nada, um poderoso Orixá, a cujo encargo fica a Calunga Pequena, isto é, o cemitério e, portanto, todos os espíritos que, desencarnando, têm os seus corpos materiais levados à terra fria, como se costuma dizer. Será ele, nesse caso, como muito bem se poderá dizer, o encarregado, por Oxalá, de receber os espíritos que desencarnam e, a eles, dar o devido encaminhamento.

É oportuno frisar aqui o fato de que, a bem da verdade, há, entre os umbandistas, uma tremenda confusão quanto às opiniões relativas à própria natureza de Omulu, havendo mesmo confusão tremenda quanto ao próprio Omulu, a ponto de chamarem-no, indiferentemente, de Xapanan, Omulu, Âbaluaiê, não se sabendo ao certo, a diferença que existe, realmente, quanto a tais denominações.

Quero com isto dizer que, de fato, embora os nomes representem a mesma entidade, há uma enorme diferença, a qual somente será observada se levarmos em conta a assimilação que, como se sabe, foi feita dos Orixás africanos, com os chamados santos católicos.

Neste meu novo livro 'OMULU — O Médico dos Pobres', pretendo, dentro dos meus conhecimentos e estudos da Umbanda, e de tudo o que com ela se relaciona, amparado sempre na humildade que sempre foi minha característica básica, dirimir tais dúvidas. A questão de consegui-lo ou não, é, no entanto, algo que, 'a priori', não me é possível dizer. Apenas esforço-me por fazê-lo. Apresento argumentos, pontos de vista, deduzo e concluo, não significando isto, no entanto, que a minha opinião venha a ser aceita.
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