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Mágico Mundo dos Orixás

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Mágico Mundo dos Orixás

Ref: LojaSobrenatural3024

Rituais de Raiz * Mitologia dos Totens e Tabus * Tradição lendária através dos séculos * Sincretismo no Brasil Leia mais.
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Por maior que seja a sua dor, por maior que seja a sua tristeza, por maior que seja a sua angústia, por maior que seja a sua decepção — no amor, no trabalho, na política, no esporte e noutras mais atividades, de nada adianta amigo e irmão apelar, suplicar, implorar via direta ao grande e inacessível olorum.

Esta divindade maior, este deus superior entre tantos outros deuses, este senhor do mais alto firmamento, queda seu poder divino em estado de potência: não tem forma — é luz, é força, é energia. Jamais olòrum arriba do campo da pureza onde não ecoa o mais ínfimo ruído terrestre, local onde não penetra o mais sofrido gemido-apelo de gente como eu e tu. Consola-te!

Em eterno estado de graça, nem por um instante infinitamente pequeno este mitológico poderoso deus iorubano entra em sintonia direta a acolher súplicas do ser humano carente de ajuda.

Estando acima do bem e do mal, olòrum é entidade abstraía que dispensa culto, alheio sempre a todo tipo de rituais, não tem representatividade simbólica na imagem de figura humana, vestimenta solene, objeto-to-tem ou ponto riscado. Ainda que assim seja, inda que permanecendo no perene estado de abstração, este maior se f az presente no sólido, no líquido, no gasoso, o que vale dizer, está presente na vida — vida sob qualquer forma de representação. Este super-deus da cultura nagô, o mesmo deus nicasse dos jejes do daomé, zambi em angola e zambiam-pongo no congo, este senhor dos senhores se faz presente, manda e comanda as coisas terrenas através da entidade que o representa, o emissário obatalá, reconhecido por todas as crenças negro-africanas como o orixá maior, comandante supremo da grande corrente de orixás, deidades poderosas, porém deuses menores, cavaleiros-vassalos executores de ações terrenas predeterminadas pela vontade sábia de olòrum.

Cada um desses cavaleiros-vassalos tem sua missão especifica, também poder de decisão e comando incontestável.
Aureolados por uma mitologia rica, mágica e fantástica, os orixás, para os seguidores das várias correntes místicas que formam o universo religioso da negritude africana, têm os seus equivalentes em igualdade de poder nos deuses, semi-deuses e deidades menores que povoaram as colinas de kronos, e mais: indra e kama das crenças indianas, yum-chac, o venturoso deus da cultura maya. Si, o deus lunar dos inças, e o conterrâneo deus tupam que habita o pouco que resta das nossas florestas... Ate quando! Todos figuras de crença e devoção.

As raízes históricas da grande corrente de orixás (segundo estudos e pesquisas, nas várias culturas de nações africanas o número de orixás vai além de seiscentos — no brasil candomblé/umbanda cultuam não mais que dezesseis) no todo formam o panteon das deidades negras que povoam a consciência mágico-mística do povo africano.

Orixás poderosos que cruzaram o atlântico, invisívéis a olho nu, mas alojados nas bases dos mastros e quilhas das abjetas galeotas transportadoras de escravos negros, caçados a laço na costa d'á f rica.

Enriquecer seu conhecimento sobre o significado mágico dos orixás aportados no litoral do nosso país, e tantos outros estranhos orixás que deles pouco sabemos e mesmo os desconhecemos, não há como deixar de mergulhar fundo na leitura atenta deste valioso trabalho que leva o título expressivo de mágico munido dos orixás, que a editora palias lança e recomenda a seus leitores.
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