Detalhes
As bibliotecas planetárias já ostentam neste fim de século, número incontável de documentos que abrangem todos os ramos do conhecimento humano, donde bem se poderia afirmar que, uma obra a mais, ou a menos não traria alteração substancial no nível cultural dos terrícolas ilustrados, em elevada escala do saber.
No entanto, surge agora o terceiro livro da série sincretismo aíro-brasileiro — CANDOMBLÉ, FEITIÇOS E ORIXÁS — de autoria do estimado confrade e distinto amigo J. Alves de Oliveira: um passo vigoroso que nos leva através de uma viagem pelo país maravilhoso das tradições milenares e dos conhecimentos ocultos, que se manifestam com toda pujança nesta obra.
É coisa nova, que traz, para todos nós, a mais fraterna mensagem evangelizadora, repleta de ensinamentos concernentes ao aspecto de sincretismo religioso, ainda não muito bem explorado e esclarecido, e que vem, por isso mesmo, preencher uma lacuna até então existente, face ao pequeno número de informações colocadas à disposição do leitor comum, que não tem acesso às bibliotecas especializadas no estudo do folclore Afro-Ameríndio do Candomblé.
O determinismo das Leis Superiores coloca as realizações humanas dentro do conceito Espaço-Tempo; organizado o plano da obra no espaço dimensional, ela vem à luz no momento mais apropriado a sua expansão, ora concretizada sobre a forma deste volume, na hora em que o fanatismo, a superstição, as lendas e práticas do mais primitivo teor, tendem a sacrificar a idealística religiosa mais pura do indivíduo, às contingências da mais pífia ignorância.
O livro do nosso Confrade abre-nos as mais clarividentes concepções sobre o assunto, pela maneira clara e precisa com que a expõe, e ao mesmo tempo em que fornece o cabedal de fartos conhecimentos de que necessitamos, para afastar os óbices do caminho, e ao mesmo tempo, as possibilidades de, ainda mais uma vez, conhecendo a realidade, libertarmo-nos dos dogmatismos de antanho.
Honrados estamos pela possibilidade de que, as nossas modestas palavras, possam ficar aqui grafadas, lado a lado, com as de tão brilhante companheiro. Gratos lhe somos pelos rumos que nos aponta, facilitando, assim, a tarefa sublime de nossa evolução espiritual!
Ver mais detalhes
Comentários do produto